- 20 de setembro de 2019
- Posted by: Uges
- Category: Notícias
Terminada a 2ª Guerra, Enrico Mattei consegue impedir a venda da nascente indústria italiana de hidrocarbonetos para a Standard Oil e cria a ENI, estatal de petróleo e gás que confronta o cartel das “Sete Irmãs” em países africanos e do Oriente Médio. Em 1962, sua morte na queda de um avião da companhia é dada como acidental, conclusão que o filme questiona. Em 1997, a Justiça reconhece que o avião foi explodido pela máfia.
O longa metragem “O Caso Mattei” será exibido neste sábado (21/09), na Mostra Democrática Cinema com Partido. Com entrada gratuita, a Mostra é organizada pela UMESPA em parceria com o Centro Popular de Cultura da UMES-SP e inclui 38 filmes de 11 cinematografias de países como EUA (13), França (2), Inglaterra (3), Itália (6), Espanha (2), União Soviética (2), Índia (1), Israel (1), México (1), Argentina (1) e Brasil (6).
A sessão ocorrerá às 10h, na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mário Quintana, na sala Norberto Lubisco (Rua dos Andradas, nº 763, no Centro de Porto Alegre).