Capoeira na sede UGES/UMESPA – Aulas Gratuitas

Capoeira na sede UGES/UMESPA – Aulas Gratuitas.

Precisamos fortalecer e valorizar cada vez mais a cultura nacional, neste sentido fizemos uma parceria com o grupo Porto Brasil Capoeira e iremos oferecer aulas gratuitas na nossa sede.

Início: a partir do dia 19/03
Dias: Segundas, Quartas e Sextas
Horário: 18:30
Local: Sede da UGES/UMESPA, Av. Des. André da Rocha, 216.
Contato: 3286.1000 – Whats: 99929.2449

 

Capoeira Cultura Nacional

 

A capoeira surgiu no Brasil no século XVII dentro das senzalas através dos negros escravizados, usada para resistir e enfrentar os feitores, hoje é praticada em mais de 160 países. Durante muito tempo a pratica foi considerada ilegal. Somente em 1953 foi reconhecida como cultura nacional, e foi autorizada a ser praticada pelo presidente Getúlio Vargas, quando este autorizou Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, criador da capoeira Regional, a ensinar e ministrar a capoeira na primeira academia de capoeira que ficava no Pelourinho em Salvador(BA).

A muitos séculos a capoeira é praticada, para muitos é uma dança, mas na verdade é uma luta, ela é símbolo de libertação e resistência dos povos escravizados, que todos os dias após o cansativo trabalho, eles voltavam para as senzalas e praticavam a capoeira para treinar sua defesa contra os generais. Alguns senhores achavam tudo aquilo uma maravilha, mal sabiam que era para ser usado na luta pela libertação de todos os escravizados.

Em 2014 foi declarada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO- Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A capoeira vem crescendo muito. Valorizar nossa cultura, é andar para frente, cultivando nossas origens, o legado do nosso povo, símbolo de resistência. A capoeira faz parte da história do Brasil.

Deixe uma resposta