Mostra de cinema organizado pela Umespa tem entrada gratuita

Trabalhadores sem direitos, colonialismo, imperialismo, racismo, discriminação das mulheres, extermínio das populações indígenas, degradação do meio-ambiente, ciência e escola sob censura, aversão à democracia, exaltação das ditaduras, do pensamento único, da violência, da intolerância, da corrupção, da hipocrisia são temas que estão presentes no Cinema Sem Partido – Mostra Democrática, promovido pela União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa).

A mostra trata-se de uma resposta à tentativa de institucionalizar aberrações como a proposta da “Escola sem Partido” ou o retorno das teses criacionista ou terraplanistas.

Com entrada gratuita, a Mostra é organizada pela UMESPA em parceria com o Centro Popular de Cultura da UMES-SPe inclui 38 filmes de 11 cinematografias de países como EUA (13), França (2), Inglaterra (3), Itália (6), Espanha (2), União Soviética (2), Índia (1), Israel (1), México (1), Argentina (1) e Brasil (6).

A Os filmes são exibidos na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mário Quintana, na sala Norberto Lubisco (Rua dos Andradas, nº 763, no Centro de Porto Alegre).

O próximo filme a ser exibido será BOA NOITE, BOA SORTE, no sábado (31/08), às 10h. O longa é dirigido por George Clooney (2005), com David Strathairn, George Clooney, Patricia Clarkson, Joseph McCarthy. O filme passa em 1954 e retrata a história de Edward R. Murrow, um âncora de TV que entra em confronto com o senador Joseph McCarthy em razão do afastamento e prisão de um membro da Força Aérea por suspeitas de seu pai ter sido comunista. No filme, as cenas com o senador são imagens de arquivo e mostram como o devotado apóstolo da tradição, família e propriedade encenava para as câmeras.



Deixe uma resposta