Filme sobre estadista assassinado pelo Cartel das Sete Irmãs do petróleo será exibido nesse sábado (21/09)

Terminada a 2ª Guerra, Enrico Mattei consegue impedir a venda da nascente indústria italiana de hidrocarbonetos para a Standard Oil e cria a ENI, estatal de petróleo e gás que confronta o cartel das “Sete Irmãs” em países africanos e do Oriente Médio. Em 1962, sua morte na queda de um avião da companhia é dada como acidental, conclusão que o filme questiona. Em 1997, a Justiça reconhece que o avião foi explodido pela máfia.

O longa metragem “O Caso Mattei” será exibido neste sábado (21/09), na Mostra Democrática Cinema com Partido. Com entrada gratuita, a Mostra é organizada pela UMESPA em parceria com o Centro Popular de Cultura da UMES-SP e inclui 38 filmes de 11 cinematografias de países como EUA (13), França (2), Inglaterra (3), Itália (6), Espanha (2), União Soviética (2), Índia (1), Israel (1), México (1), Argentina (1) e Brasil (6).

A sessão ocorrerá às 10h, na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mário Quintana, na sala Norberto Lubisco (Rua dos Andradas, nº 763, no Centro de Porto Alegre).



Deixe uma resposta